quinta-feira, setembro 30

Chelsea 3 - 1 FC Porto

Depois da grande antecipação que fiz ao jogo, muito pouco resta para dizer...
Não sei dizer ao certo se o Chelsea ganhou ou se foi o FC Porto que perdeu... talvez um misto das duas coisas...

Não há dúvidas que o Chelsea foi mais forte, que mereceu ganhar o jogo...
No entanto, o FC Porto não fez tudo o que estaria ao seu alcance para equilibrar o jogo e discutir o resultado.

O Chelsea não foi uma equipa dominadora e pressionante, entrou bem, aproveitanto o excessivo nervosismo de muitos jogadores azuis. Para ajudar o FC Porto entrou lento, pouco pressionante, sem conseguir entrar no jogo.

A tudo isto junta-se um golo madrugador dos londrinos, o que enervou ainda mais a equipa portuguesa, deixando os "blues" de Londres livres para jogar no contra-ataque que tanto gostam, e em que são tão perigosos.

Ao FC Porto faltou muita coisa...
A defesa continua a não mostrar a solidez dos últimos anos, neste jogo especificamente notou-se muito a adaptação dos dois laterais, a inexperiência de Pepe (foi batido em todos os lances aéreos por Terry), a lentidão de Jorge Costa. No entanto, creio que a presença do "capitão" em campo continua a ser fundamental, é um exemplo de garra, de sentir a camisola, que muitos jovens do clube precisam rapidamente de adquirir.

O meio campo também ainda não funciona como esperado. Costinha esteve bem, no entanto quebrou fisicamente muito cedo. Maniche não enche o campo como no ano passado, é triste vê-lo jogar com tão pouca garra... Diego continua completamente perdido no meio campo, esconde-se do jogo, está muito longe da mentalidade do futebol europeu.

O ataque também ainda está muito pouco incisivo... Nas alas Derlei e Quaresma não fizeram exibições positivas... Passaram muito ao lado do jogo... Fabiano sozinho entres os fortes centais do Chelsea pouco ou nada consegui fazer.

Quanto às substituições, e pela primeira vez esta época, entendi Fernandez e creio que tomou a opção certa ao lançar McCarthy e Carlos Alberto. Os dois transformaram a equipa para melhor, coincidindo a sua entrada com o melhor perírodo dos Dragões. Postiga entrou tarde, mas creio que não está em condições de desiquilibrar.

Assim sendo, com os Dragões demasiado presos durante a maior parte do jogo, o Chelsea conseguiu controlar o jogo, teve a sorte de marcar em momentos chave (aos 5 minutos de cada tempo e ainda logo depois do 2-1), tendo sido um justo vencedor.

Para o FC Porto resta ganhar os jogos com o PSG que se avizinham (o que me parece perfeitamente possível - e até provável) e também o jogo na Rússia, para que depois com a passagem assegurada e sem pressão possa encarar o jogo no Dragão com o Chelsea muito mais À vontade.

_________________________________
Filipe Queirós @ 17:55